Família Patrizi 

Antiga família nobre de Siena, da Ordem de Nové, estabelecida em Roma desde 1537 e atribuída por Urban VIII entre as nobres famílias "dossel". No Lazio, eles tiveram o feudo de Castel Giuliano, dentre outros.






1- Imigração Italiana da Família. 
A historia de minha família, servirá como roteiro, pois praticamente toda imigração seguiu o mesmo protocolo, deixarei todos os links de sites para pesquisa no final da página.

Meus Trisavós juntamente com minha Bisavó vieram para o Brasil no ano de 1896.

Domenico Patrizi, veio da cidade de Ischia di Castro (Viterbo) Itália  e  
Chiara Campagnoli , da cidade vizinha Farnese (Viterbo) Itália. 

Embarcam no porto de Gênova no navio a Vapor Assiduitá  07 de Agosto de 1896 com sua família, um de seus filhos era minha bisavó Lucia Patrizi com apenas 02 anos de idade, minha bisa Lucia Patrizi muito depois se casaria no Brasil com outro italiano, Francesco Antonioli meu bisavô.  
Desembarcaram no porto do Rio de Janeiro  em 31  Agosto de 1896.


Devido a viagem  de aproximadamente  24 dias, necessitavam de hospedágem para triagem sanitária e descanso. Primeniro desembarque foi no porto Rio de Janeiro dia 31 agosto 1896, seguindo a rota dos imigrantes, pegaram um pequeno barco e navegam cerca de uma hora na Baía de Guanabara até a hospedaria de imigrantes Ilha das Flores.



Abrigam-se na Hospedaria de Imigrantes da  Ilha Das Flores, em  São Gonçalo - Rio de Janeiro ( registado no livro de Hospedagem 89 página 48 ) entrada em 31 agosto de 1896 com saída em 09 Setembro 1896  . 
( Documentos Originais cedidos pelo SIAN -Sistema de Informação do Arquivo Nacional 



Embarcaram no Trem , Ramal D.Pedro Central do Brasil na capital, Rio de Janeiro até a cidade de  Juiz de Fora – MG.

Desembarcavam na Estação Mariano Procópio, bairro de Juiz de Fora - MG, em charretes moviam-se até a hospedaria, passando sobre o rio Paraibuna para acessar o bairro  da Tapera, hoje bairro Santa Terezinha .





Da estação de Mariano Procópio seguiam na rua da Fazenda Tapera  (na verdade seu nome era Fazenda da Pera). 
Chegam em Juiz de Fora  estado de Minas Gerais, onde se hospedam na   Hospedaria Horta Barbosa, em Juiz de Fora,  para uma segunda parada para descanso e aguardo dos contratantes, registrana-se no  Livro SA -910  página 94 com  entrada em 10 Setembro de 1896 com saída em 15 setembro 1896 . 
( Documentos Originais cedidos pelo Arquivo público Mineiro ) 




2- Estabelecimento no Brasil 

Os Pratrizi seguem destino a FARIA LEMOS na época município de Carangola - MG com seu contratante o Capitão Mariano João Soares, Domênico e Chiara acompanhados de filhos e sogra, em setembro 1896 . 


Domênico Patrizi  37 anos  
Chiara Campagnoli  25 anos
   Rosa Campagnoli Guarnieri  (61Anos) Sogra 
   Sante Patrizi  (12 Anos ) Filho 
   Lucia Patrizi (2 Anos) Filha
Minha Bisavó

  Domênico e Chiara, foram morar em Natividade de Carangola, hoje Natividade Cidade do estado do Rio de Janeiro, na região de Triunfo especificamente para trabalhar na fazenda  de  José Custódio Fernandes, que era neto do desbravador e  fundador da cidade ,  José de Lannes Dantas Brandão
Jose Custódio Fernandes foi o que arracou os trilhos no Arraial de Sto. Antonio de Carangola, hoje Porciúncula, porque não existia estação de trem, voltando os trilhos somente em 1892  quando o Presidente do Estado do Rio de Janeiro, José Tomáz de Porciúncula, resolveu o problema  da estação, homenageando a estação com seu sobrenome, mais tarde dando o nome a cidade Porciúncula.

Natividade-RJ - Triunfo

Provavelmente trabalharam na fazenda São José, principal fazenda da Família Custódeo Fernandes.  Seu imponente pórtico da entrada da fazenda esta presente na bandeira da cidade de Porciúncula.


Fazenda São José 
Tiverem pelo menos uma filha no Brasil que tenho o registro,  Maria Patrizi, nascida em 02 Fevereiro de 1900 como mostra certidão abaixo.



O o registro de nascimento é uma "pérola",  mostra-nos vários detalhes, como o fato de citar  local de casamento de Domênico ( Farnese de Castro ) e o nome de seus pais.

Domenico Patrizi 
Pai : Angelo Patrizi   -   Mãe : Sebastiana Boge (Correto Bocci
Chiara Campagnoli
Pai : Sante Campagnoli   -   Mãe : Rosa Guanieri (Correto Guarnieri)

Observações :  Domenico e Chiara 

Provavelmente o casal precisava de um documento para viagem ao Brasil, oficializaram em cartório seu matrimônio meses antes da viagem 23 de Fevereiro de 1896 conforme documento abaixo. 


Comentários